Benefícios e Malefícios do Chá Verde

Ele ajuda a perder peso e a prevenir envelhecimento, mas é preciso tomar cuidado com a quantidade. Cápsulas podem contar substância em excesso.

Paulo Gonçalves Campinas, SP

Um segredo milenar de saúde. Os últimos estudos na Europa revelam que o chá verde pode proteger o cérebro de doenças como o Mal de Alzheimer e previne contra o câncer.

Rico em substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células do corpo.

“O chá verde apresenta a catequina que é um antioxidante, o flavonóide que tem uma ação vascular, a cafeína que melhora a parte cognitiva e melhora a parte cardíaca, e apresenta vitaminas também do complexo b, complexo c e vitamina k”, conta o nutrólogo Edson Credidio.

Ele também é indicado para o emagrecimento. “Porque acelera o metabolismo. A pessoa tem uma tendência a perder peso”, completa o nutrólogo.

Mas para obter os benefícios é preciso tomar o chá de forma correta.

“Nós devemos utilizar uma colher de chá rasa para cada xícara de chá. O ideal seria tomar após o almoço ou após o jantar. Algumas pessoas têm alteração de sono por causa da cafeína, então o ideal seria no almoço. Mas é uma vez por dia só. O excesso é prejudicial”, diz Edson.

O excesso seria mais de quatro ou cinco xícaras por dia e pode sobrecarregar o fígado e outros orgãos.

“Além da toxicidade hepática, pode provocar gastrite, úlcera gástrica com sangramento, que às vezes não é perceptível, causando problemas sérios ao paciente. Algumas substâncias do chá diminuem a absorção de ferro e a pessoa fica anêmica”, explica João Ernesto de Carvalho, coordenador de um centro de pesquisas da Unicamp.

A preocupação com o consumo descontrolado de chá verde ficou maior com a comercialização de cápsulas com um concentrado do produto. A Anvisa não reconhece a eficiência dos chás produzidos dessa forma.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Campinas, o chá verde em cápsulas tem uma concentração muito grande dos princípios ativos. Para se ter uma ideia, uma única unidade é equivalente a 10 xícaras de chá. Um exagero que em vez de trazer benefícios vai prejudicar a saúde.

“Pode causar diarreia, vômito, mal estar, batedeira, insônia, irritabilidade“, enumera o nutrólogo Edson Credidio.

“Quando você pega o chá, tira a água e põe em cápsula, ele passa a ser outro produto”, fala o pesquisador João Ernesto.

Em vez de tomar cápsulas, o médico Claudio de Lima Barbosa prefere misturar o chá verde com outras frutas para variar o sabor e ganhar saúde.

“Costumo fazer uma combinação de sucos de frutas com o chá verde. Com pêssego, abacaxi, abacaxi com hortelã, manga. Fica muito bom, saboroso e delicioso”, sugere o médico.

Fonte :G1.Globo

Edição do dia 20/01/2011

Saiba como ganhar dinheiro com seu site:

http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao101708&url=afiliados

 

About these ads

9 responses to this post.

  1. Posted by marise alfama on 4 de novembro de 2011 at 11:20

    olá!Primeiro quero agradecer pelo espaço.Ouvi dizer que o chá verde é contra-indicado para pessoas com diabetes e|ou hipertensão.O que é verdade nessa “informação”.Obrigada
    Marise

    Responder

    • Segundo o Dr. Jou Eel Jia,qualquer pessoa pode tomar. Inclusive crianças, grávidas, diabéticos, etc. Só não recomendo para quem tenha um histórico de distúrbio gástrico, pois o chá contém tanino que pode irritar a mucosa do estomago.Seu efeito diurético ajuda inclusive a diminuir a pressão arterial devido à presença de substâncias amarelas (rivoflavinas) – tipo de glicosídeo que dá um efeito inotrópico no coração. Ou seja, o coração bate mais ‘forte’ usando menos oxigênio, com isso melhora o desempenho do sistema cardiovascular baixando a pressão.

      Responder

  2. Posted by vmsg on 3 de abril de 2012 at 17:57

    gostaria de saber se uma saqueta de 1,8 gramas de cha verde por dia fas
    mal?

    Responder

    • Você pode tomar uma xícara após as refeições para não agredir o estômago e causar gastrite. O ideal é que se use uma colher de chá rasa. O chá ajuda na digestão.É só fazer uma infusão normal e tomar uma xícara após as refeições.Mas é sempre bom seguir as orientações do seu médico.

      Responder

  3. Posted by Anônimo on 14 de maio de 2012 at 23:41

    mas assim o depois q comecei a toma o cha verde, começou a me dar dor no peito

    Responder

  4. Posted by Jorge Santos on 13 de maio de 2013 at 19:20

    Gostaria de saber se o chá produz efeitos nocivos a quem é diabético tipo2 insulinodependente. Obrigado

    Responder

    • Segundo o Dr. Jou Eel Jia,qualquer pessoa pode tomar. Inclusive crianças, grávidas, diabéticos, etc. Só não é recomendável para quem tenha um histórico de distúrbio gástrico, pois o chá contém tanino que pode irritar a mucosa do estômago.Porém, é melhor tirar as dúvidas com o seu médico.

      Responder

  5. Posted by Anônimo on 4 de março de 2014 at 17:59

    Todos os abusos são prejudiciais, realmente tomamdo muito não deve ser saudável conforme o que acabamos de ler

    Responder

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 66 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: